Fósseis e Coprólitos
Fósseis
A palavra Fóssil significa tirado da terra, embora nem tudo que se tire dela seja fóssil. Para algo ser considerado um fóssil, o material deve ser parte de vegetal, animal ou algum outro ser vivo, ou também um simples vestígio, como uma pegada enterrada em rochas por milhares de anos, que ali sofre mudanças e alterações com o passar do tempo.
O estudo dos fósseis é super importante para os cientistas, obterem mais informações sobre as diferentes eras geológicas, que explicam como viviam os seres e como era o ambiente nessas épocas.
Coprólitos
Você sabia que as fezes de animais pré-históricos às vezes também são consideradas fósseis? Não?
Por incrível que pareça, as fezes de um animal podem ser ótimas fontes de informação sobre ele! Ao analisar aquela malcheirosa massa, é possívelidentificar restos de comida, como carapaças de insetos, pedaços de plantas e ossos dos bichos que foram devorados.Assim podemos saber o tipo de alimentação que ele tinha.
Além disso, o cocô pode dar pistas sobre a saúde e o comportamento do bicho. Um exemplo disso é observar de que forma as fezes são distribuídas em um terreno, porque é com ela que muitos animais fazem a marcação do seu território.
Nenhum comentário:
Postar um comentário